13/06/2014

Cientistas alertam que falta de sono pode prejudicar, e muito, a saúde.



Doenças cardíacas, diabetes, obesidade e mau funcionamento do cérebro foram vinculados ao fato de dormir pouco. A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. O processo pelo qual o déficit de sono altera a saúde, no entanto, ainda não é conhecido. A equipe da Universidade de Surrey, na Inglaterra, coletou amostras de sangue de 26 pessoas após elas terem dormido bastante - até dez horas por noite - durante uma semana.

Na segunda fase do experimento, o mesmo grupo foi submetido a uma semana de sono insuficiente - menos de seis horas por noite. Amostras de sangue foram colhidas novamente. Ao comparar as amostras, os cientistas observaram que a atividade de mais de 700 genes no organismo dos participantes foi alterada após a mudança no padrão do seu sono.

Falando à BBC, o especialista Colin Smith, da Universidade de Surrey, disse que as revelações mais importantes são os efeitos do sono insuficiente sobre inflamações e o sistema imunológico. Ele explicou que é possível estabelecer-se um vínculo entre esses efeitos e problemas de saúde como a diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário