19/06/2014

E hoje o topo de um monte vai abaixo para construir a casa de um telescópio.

  

O European Extremely Large Telescope (E-ELT) é um telescópio de grandes dimensões desenhado para a próxima geração de telescópios do European Southern Observatory. O E-ELT tem um espelho com diâmetro de 39 metros.
A actual tecnologia limita o tamanho de cada espelho individual até a um máximo de 8m. A próxima geração de telescópios é montada a partir de vários espelhos haxagonais de 10m.
O E-ELT irá observar o universo com ainda mais detalhe de que o Telescópio Espacial Hubble. O espelho de 39 metros irá permitir o estudo das atmosferas dos planetas extra-solares. O projecto deverá custar 1200 milhões de euros e estima-se que estará concluído em 2021.

O mundo da astronomia está habituado a acontecimentos dramáticos: uma estrela supermaciça que explode, um buraco negro que devora matéria, o próprio Big Bang no início do Universo… Mas costumam ser muito distantes e já aconteceram há tanto tempo que a luz que emitiram demorou uma imensidão a chegar até nós. Desta vez, o dramatismo é mesmo aqui na Terra, no topo de um monte no Norte do Chile, que vai explodir nos ares ao final da tarde desta quinta-feira, para que possa aí nascer a casa do próximo grande telescópio da Europa.

A estrada que levará ao topo do Monte Armazones, a mais de 3000 metros de altitude, em pleno deserto de Atacama, já começou a ser construída em Março deste ano. Agora, a explosão de nivelamento do topo do monte destina-se a criar uma zona plana necessária à construção do E-ELT – o European Extremely Large Telescope ou, se preferirmos uma designação em português, o Telescópio Europeu Extremamente Grande. O acontecimento será transmitido em directo, via Livestream ou YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário