19/06/2014

URINA EM EXCESSO | O QUE PODE SIGNIFICAR?


Poliúria: É o nome dado ao excesso de produção de urina. Normalmente quando o volume é maior que 2,5 a 3 litros por dia. A poliúria pode ser apropriada, quando o paciente ingere muito líquido e precisa eliminá-lo, ou inapropriada, quando não há grande ingestão de líquidos e esse excesso de urina leva a desidratação. O primeiro é uma resposta fisiológica enquanto que o segundo é um sinal de doença.

Polaciúria (polaquiúria): É o aumento da frequência do ato de urinar, mas com o volume total ao longo do dia dentro da faixa da normalidade. Trata-se daquela pessoa que vai ao banheiro várias vezes mas urina sempre pequenas quantidades.

Nictúria: É o excesso de urina que ocorre durante a noite e faz com que o doente acorde várias vezes para urinar.

O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal. O corpo está sempre em equilíbrio. Se bebermos líquido demais, o excesso sai na urina. Se estamos em um dia quente e perdemos muita água pelo suor, o rim diminui a produção de urina e mantém o corpo hidratado.

Quando começamos a urinar demais sem que estejamos consumindo muitos líquidos, é sinal que há algo de errado.

Poliúria

A principal causa de poliúria é o Diabetes Mellitus. No diabetes ocorre um aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue. Como tudo que está no sangue é filtrado pelos rins, esse excesso de glicose é eliminado na urina. Toda vez que a taxa de glicose sanguínea ultrapassa 200 mg/dl, ocorre o que chamamos de glicosúria, ou seja, urinamos glicose.

Como nós não podemos urinar açúcar, essa glicose toda tem que ser diluída para ser eliminada. Quanto maior a concentração de glicose que chega aos rins, mais água é necessário para sua diluição. O resultado final é que, para podermos eliminar esse excesso de glicose, acabamos por ter que eliminar muita água junto. Por isso, o diabético urina muito. E como ele urina muito inapropriadamente, desidrata e sente muita sede. Portanto, excesso de urina com excesso de sede é um sinal típico de diabetes mellitus.
Outra etiologia de excesso de urina é o uso de diuréticos. Em geral, a causa é óbvia, porém, algumas fórmulas para emagrecer e remédios ditos naturais, apresentam substâncias diuréticas escondidas em suas fórmulas.

A cafeína é uma substância com efeito diurético que se consumida em excesso pode levar ao aumento do volume urinário diário.

A insuficiência renal em fase não dialítica pode levar a um aumento da produção de urina pela perda da capacidade do rim em concentrar a mesma. É uma perda inapropriada de água por falhas nos túbulos renais. Às vezes é o primeiro sinal perceptível de doença nos rins.

Polaciúria (polaquiúria)

A polaciúria é um sintoma clássico da cistite. A bexiga quando inflamada não consegue reter grandes quantidades de líquido, por isso, pequenos volumes de urina já causam vontade de ir ao banheiro. Muitas vezes existe vontade de urinar e não há quase nenhuma urina para eliminar.

Outro caso de polaciúria são as doenças da próstata. A próstata aumentada atrapalha a saída da urina, dificultando o esvaziamento completo da bexiga. Como a bexiga está sempre com algum volume residual, ela se enche mais rapidamente e a vontade de urinar ocorre com mais frequência.
Gravidez também é uma causa de polaciúria e de poliúria.

Nictúria
As causas de nictúria são as mesma da polaciúria e da poliúria. Acordar a noite para urinar é extremamente comum em pessoas com problemas de próstata.

Doentes com insuficiência cardíaca, cirrose ou qualquer outra doença que cause edema (inchaço) nas pernas, pode apresentar nictúria. Ao deitar, a tendência é que o edema seja reabsorvido para o sangue e esse excesso de água é então eliminado pelos rins.

Doenças relacionadas favorecem a incontinência: tudo que aumenta a pressão dentro do abdome prejudica o enchimento da bexiga e faz com que as pessoas tenham que urinar mais vezes. Assim, a tosse crônica, o intestino preso, o uso de roupas apertadas demais e o excesso de peso são condições que favorecem a incontinência urinária. Evitar essas condições e tratar as doenças relacionadas.

Controle a ansiedade: ela afeta a reação aos estímulos urinários e faz com que a pessoa tenha dificuldade de controlar a vontade de urinar. A ansiedade faz com que as pessoas urinem com maior frequência e muitas vezes faz ter dificuldade de enviar comandos do cérebro para o sistema urinário a fim de evitar a contração da bexiga em hora inapropriada.

Homens devem se consultar regularmente com urologista: a próstata também sofre uma doença que pode provocar incontinência urinária. É a hiperplasia benigna que, muitas vezes tem como primeira manifestação a perda de urina por urgência ou por transbordamento. Visitas regulares ao urologista ajudam a identificar esse problema mais cedo, evitando a incontinência e protegendo a bexiga. Além disso, permitem o diagnóstico precoce do câncer de próstata que quanto mais cedo for tratado menor risco de incontinência terá.

Incontinência em idosos: em pessoas idosas muitas vezes a perda de urina está associada às dificuldades de mobilidade. Facilite o acesso ao banheiro e utilize roupas mais fáceis de tirar porque isso dará maior tranquilidade para esvaziar a bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário