03/06/2014

Homem que morreu após sentir dores no peito era fotógrafo especialista em natureza.


O fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, que morreu nesta segunda-feira num ônibus em frente ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, tinha se notabilizado por suas fotos de natureza. Aos 63 anos, Marigo havia feito trabalhos para revistas como a Geográfica Universal e para os álbuns do Chocolate Surpresa.

Quando possivelmente sofreu o infarto, Luiz Cláudio voltava para casa, na Rua General Glicério, depois de uma corrida no Aterro do Flamengo. Por volta das 11h30m, ele pegou o ônibus da linha 422 (Grajaú-Cosme Velho) no Largo do Machado. Segundo testemunhas, ele entrou brincando e conversando com outros passageiros. Mas, em seguida, começou a sentir fortes dores no peito. O motorista do ônibus, então, parou em frente ao INC para pedir socorro. Mas o fotógrafo não foi atendido por nenhum médico do hospital — que está em greve e não tem atendimento de emergência.

A mulher de Luiz Cláudio, Cecília Marigo, contou que ela chegou a passar em frente ao INC por volta das 12h50m. Ela viu uma confusão, mas não atentou para o que tinha ocorrido. Como o fotógrafo não tinha celular, diz ela, não conseguia contato com o marido. Até que o filho do casal reconheceu o pai numa fotografia divulgada pelo site do GLOBO.

— O hospital não estava querendo atendê-lo porque não tem emergência e estava em greve. Uma ambulância do Samu chegou lá e podia tê-lo salvado a tempo. Se tivesse sido atendido 20 minutos antes, talvez tivesse sido salvo — lamentou a viúva Cecília Marigo. — Ele nunca teve problemas cardíacos, foi uma surpresa — continuou ela.

Luiz Cláudio foi sepultado nesta terça-feira, no cemitério São João Batista.

Fica o desconsolo de uma homenagem virtual, com as palavras dele mesmo, escolhidas como apresentação de seu trabalho, em seu site:
"A conservação da biodiversidade depende do conhecimento e do amor. O papel dos fotógrafos de natureza é despertar a consciência do homem para a incrível riqueza da vida na Terra, sua beleza e valor espiritual" (Luiz Claudio Marigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário