31/07/2014

Juiz considera inconstitucional proibir as pessoas de ter e portar armas prontas para uso.

Um juiz federal dos EUA derrubou no sábado a proibição de portar armas em público, alegando ser esta medida inconstitucional. O juiz Frederick Scullin argumentou que "transportar armas fora de casa prontas para uso é um direito constitucional sob qualquer interpretação".

Assim, o juiz ordenou que a prefeitura do Distrito de Columbia,  onde fica a sede do governo do Estados Unidos, suspenda a proibição, que vale tanto para residentes como não-residentes na cidade.

Essa é uma decisão polêmica, que certamente será objeto de recurso, mas que é vista como uma vitória daqueles que defendem o direito de ter e portar armas e que não admitem qualquer alteração na Segunda Emenda, da Constituição.

Opinião. A Segunda Emenda à Constituição americana, que protege o direito do povo de manter e portar armas, foi aprovada em 15 de dezembro de 1791, no tempo das diligências, quando os cidadãos tinham que se defender dos assaltantes que infestavam o oeste americano. Será que hoje, diante das chacinas rotineiras na terra do Tio Sam, não seria de bom alvitre que se criasse um mecanismo para o controle de armas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário