31/07/2014

Topless na França está com os dias contados, diz revista.


Brigitte Bardot de topless: visto como símbolo de igualdade entre os sexos, prática já não é tão comum na França.

Até algum tempo atrás, mulheres de topless na Riviera Francesa faziam tanta parte da paisagem quanto vendedores de coco nas areias do Rio. Isso, porém, não acontece mais. Segundo a "Elle" francesa, seios expostos na praia estão fadados à extinção no país.
Para a revista, um dos principais motivos seria a crescente preocupação das francesas com o risco de contrair câncer de pele. Outro fator listado é a influência da cultura americana, que fez com que seios expostos passassem a ser vistos como "pornográficos". O caso que melhor exemplifica isso foi o de Kate Middleton, que viu suas férias na Provence se transformarem em "escândalo" após um paparazzi tirar fotos da duquesa fazendo topless enquanto pegava sol com o marido, príncipe William.
A mudança de comportamento das francesas pode surpreender, já que acontece ao mesmo tempo em que se organizam campanhas na internet como a #FreeTheNipple, que tem como objetivo romper tabus que ainda cercam o corpo feminino. Porém, a associação dos seios nus ao ativismo também é um dos fatores que, segundo a publicação, deixaram as mulheres mais tímidas.
Ao jornal "The Guardian", francesas também relataram outro grande medo: ver uma foto sua de topless parar na internet.
"Jovens mulheres na casa dos 20 fazem menos porque elas têm consciência de que podem acabar de topless na sua própria timeline do Facebook", relatou a jornalista Alice Pfeiffer, de 29 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário