29/08/2014

Chulé atrai mosquito da malária, diz estudo.



A pesquisa foi publicada na revista científica PLoS One. Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), os cientistas identificaram como ocorre a interação entre os mosquitos da malária e os humanos. 

Os cientistas já sabiam há anos que os mosquitos são atraídos pelo odor humano, mas era incerto se o inseto portador da doença se sentia mais ou menos atraído pelo mesmo tipo de cheiro.

Os novos testes feitos em laboratório apontaram que os mosquitos portadores da malária têm três vezes mais chances de serem atraídos pelo cheiro de chulé do que aqueles sem a doença. Essa é uma arma importante da ciência no combate ao mosquito.

A descoberta pode ajudar a criar armadilhas capazes de atingir apenas os mosquitos portadores da doença, por exemplo. O próximo passo é identificar os compostos químicos que formam o chulé para sintetizá-los e facilitar a criação dessas armadilhas.

Estima-se a morte de mais 600 mil pessoas contaminadas pela malária anualmente. As crianças da África são as mais atingidas. Do total da população de mosquitos que podem carregar a malária, só 1% estão infectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário