16/08/2014

Série de TV com Jesus negro gera polêmica e revolta conservadores nos EUA.




O seriado humorístico americano Black Jesus (Jesus Negro), que mesmo antes de ir ao ar já havia despertado a ira de grupos cristãos e de conservadores, é apresentado no canal de TV a cabo Adult Swim. Ele tem como protagonista um sorridente Jesus Cristo negro que bebe, fuma maconha e fala palavrões ao passear de túnica branca pelas ruas de Compton, um bairro pobre de maioria negra em Los Angeles.

No primeiro episódio, que foi ao ar na quinta-feira, o personagem transformou água mineral em conhaque e tentou transformar um terreno baldio em um jardim comunitário – onde pretende plantar legumes, verduras e maconha. Os produtores tinham lançado apenas um trailer de dois minutos antes do episódio de quinta-feira, mas foi o suficiente para que a série fosse taxada de blasfêmia e que grupos lançassem campanhas para não deixá-la ir ao ar.

De acordo com o Adult Swim, uma programação para adultos, que só vai ao ar à noite no canal Cartoon Network, Black Jesus representa um "filho de Deus em sua missão para difundir o amor e a bondade pelo bairro de Compton, ajudado por seu pequeno e fiel grupo de seguidores oprimidos".

Mas a explicação da emissora de TV parece não ter convencido organizadores de campanhas para que a série não seja transmitida, como a Um Milhão de Mães, parte da conservadora Associação Americana da Família. Para o grupo, o trailer é "desagradável" porque mostra Jesus Cristo "bebendo e fumando erva", falando palavrões e "utilizando o nome de Deus em vão diversas vezes". Confira o trailer da série e diga o que você acha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário