04/08/2014

Técnica revolucionária Torna o corpo transparente facilitando diagnósticos e uma nova geração de tratamentos.

Parece até filme de ficção científica de tão sofisticado. O fato é que o método também pode ser utilizado para detectar a propagação de vírus e câncer em tecidos humanos. Há um século os cientistas vêm tentando elevar a transparência de órgãos opacos. Mas a maioria das técnicas danificava os tecidos, o que interrompeu testes mais profundos.

Mas agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia dizem ter conseguido atingir o sonho dos biólogos. Com base em trabalhos anteriores, a equipe desenvolveu uma técnica com três estágios: "Primeiro, uma malha macia feita de uma espécie de plástico dá suporte aos tecidos. Em seguida, um detergente molecular é administrado na corrente sanguínea, dissolvendo lipídios e tornando os órgãos transparentes. Corantes de rastreamento e de marcação de moléculas específicas podem ser adicionados à infusão para destacar as conexões mais importantes."

Usando este método em roedores, os pesquisadores conseguiram tornar rins inteiros, corações, pulmões e intestinos transparentes dentro de três dias, e todo o corpo dentro de duas semanas. Os cientistas afirmam que a técnica pode ter diversos usos no futuro, desde o mapeamento do caminho de fibras nervosas do cérebro para o resto do corpo ao rastreamento dos locais onde diferentes vírus se escondem nos tecidos. É, sem dúvida, o avanço da medicina sem fronteiras e sem limites!

Nenhum comentário:

Postar um comentário