30/09/2014

Dia Nacional do Idoso.

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.
A Jornada da Longevidade, que acontecerá no Rio e em São Paulo, oferecerá durante 40 dias mais de 20 opções de entretenimento e eventos nas áreas de artes visuais, fotografia, cinema, música, dança, teatro e circo. No Rio, a abertura da jornada será na Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) na Uerj, com atividades artísticas diferentes entre os dias 1º de outubro e 9 de novembro, em vários pontos da cidade. 
Logo no primeiro dia da jornada, haverá palestra sobre o tema "O painel do idoso no Brasil" comabordagens sobre direitos e implementação de políticas públicas do país para o segmento. O evento ocorrerá na Capela Ecumênica da Uerj, rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã, às 14h.

A programação de abertura no Rio prevê ainda apresentação da peça teatral "Quantas Ignorâncias Cabem num Homem?", com Mario Kamia e uma performance de Dança Holística desenvolvida por alunos da Unati, no mesmo local.

CONFIRA

MÚSICA CLÁSSICA EM SP 
Em São Paulo, a abertura da jornada está programada amanhã na Estação da Luz. E terá apresentação da pianista Walkyria Passos, 91 anos, que está em plena atividade. Ela é detentora de importantes prêmios como o Concerto Interpretação de Música Barroca nos Estados Unidos, do Concurso Maturidade Art Livre SP. A apresentação contará com as composições de Chopin, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, Mozart, Beethoven e Gottschalk.

DIA 1º DE OUTUBRO 
A Jornada da Longevidade será aberta por palestra sobre o painel do idoso no Brasil. Ocorre amanhã na Capela Ecumênica da Uerj na Rua São Francisco Xavier 524 — Maracanã.

TEATRO 
Haverá a peça 'Quantas Ignorâncias Cabem num Homem?, na Capela Ecumênica, às 14h.

DIA 8 DE OUTUBRO 
O filme 'Doce de Mãe' será exibido na Casa de Convivência e Lazer para Idosa Dercy Gonçalves, que fica na Avenida Epitácio Pessoa 3.000, no Parque da Catacumba — Lagoa.

DIA 15 DE OUTUBRO 
Espetáculo de circo com o ilusionista Mario Kamia, na Capela Ecumênica da Uerj, na Rua São Francisco Xavier 524, no Maracanã. A partir das 15h.

DIA 16 DE OUTUBRO 
Show e baile com a banda The Fevers, Teatro Odylo Costa Filho, na Rua São Francisco Xavier 524, na Uerj, a partir das 15h.

DIA 22 DE OUTUBRO 
Está prevista a apresentação da peça 'Fred e Elza — O amor não tem idade', que ocorrerá no Teatro das Artes, na Rua Marquês de São Vicente, 52, no Shopping da Gávea – 2º piso. A partir das 15h. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário