20/09/2014

Pesquisa israelense descobre que adoçantes podem aumentar o nível de açucar.

Milhões de pessoas no mundo abandonaram o açúcar e passaram a consumir, por razões de saúde, aspartame, sacarina ou outros adoçantes artificiais. A indústria alimentícia passou a utiliza-os para reduzir as calorias dos seus produtos.  

Mas nem sempre eles são eficazes para perder peso, um enigma ainda por resolver. E apesar de um sem número de estudos terem sido realizados desde a sua introdução em nossa dieta, há mais de um século, os seus eventuais benefícios ou perigos continuam por avaliar.

Agora, uma equipe de pesquisadores de Israel descobriu que o consumo de adoçantes é capaz, tanto em cobaias como nos seres humanos, de provocar desequilíbrios da flora intestinal, que podem fazer aumentar perigosamente os níveis de açúcar no sangue – ou seja, precisamente o que se pretendia evitar ao substituir o açúcar natural por adoçantes.

Apesar de serem muito preliminares, os resultados do estudo publicados esta quarta-feira na revista Nature, levam estes autores a concluir que "a utilização em massa destes aditivos alimentares deve ser reavaliada" e que "os adoçantes poderão ter contribuído diretamente para exacerbar precisamente a epidemia [de obesidade] que se destinavam a combater".

Eran Elinav, do Instituto Weizmann de Ciência (Israel) e colegas começaram por descobrir que, embora os adoçantes artificiais não contivessem açúcar, eles tinham, mesmo assim, um efeito direto sobre a capacidade de o organismo utilizar a glucose, explica aquela instituição em comunicado. Ora, a incapacidade de lidar com a glucose é o primeiro passo a caminho de doenças metabólicas como a diabetes.

A reportagem complete, em inglês, pode ser lida copiando o link abaixo.

http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature13793.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário