12/10/2014

5 modos de pensar de milionários que a classe média não entende.



"Poucas pessoas de classe média entendem a mentalidade dos ricos. Afinal, se pensassem igual, provavelmente estariam entre eles". A frase é do escritor milionário Steve Siebold, autor do livro "How Rich People Think" ("Como as pessoas ricas pensam", em tradução livre).

Siebold entrevistou mais de 1.200 milionários em todo o mundo nos últimos 30 anos e, sabe como ninguém, mapear os erros e acertos quando o assunto é fazer foturna. Segundo o autor, os ricos não só pensam como agem de forma diferente dos demais, inclusive da classe média. "Nós ouvimos coisas do tipo 'as pessoas ricas têm sorte, têm vantagem injusta, são corruptas, são egoístas, etc'. Estes são apenas argumentos vazios", disse.

Ao site Business Insider, Siebold cita cinco formas de pensar que diferem os ricos que fizeram suas próprias fortunas da maioria das pessoas da classe média:

1 - Os ricos conhecem o preço de estar "confortável"

A maioria das pessoas quer estar confortável. Obter conforto físico, psicológico e emocional é o principal objetivo da mentalidade da classe média. Os ricos, por sua vez, aprendem desde cedo que se tornar milionário não é fácil - e a necessidade de conforto pode ser devastadora.

"Os ricos sabem que há um preço a pagar para ficar rico. Se eles se esforçarem, eles podem alcançar a riqueza", disse. "Faça uma lista de cinco coisas que você deve fazer hoje, que são desconfortáveis, mas que vão ajudá-lo a constituir sua fortuna."

2 - Sonhar com base no futuro, não no passado

A maioria das pessoas cresceu ouvindo histórias dos "velhos bons tempos". A música era de melhor qualidade, os atletas eram mais esforçados e os homens de negócios mais honestos. Essa tradição é trasmitida de geração em geração, até que as pessoas acreditem que seus melhores dias já se foram. Os ricos são orientados para o futuro e são otimistas quanto a isso. Eles apreciam o tempo porque aprendem com ele.

"Milionários ficam ainda mais ricos porque estão dispostos a apostar em si mesmos e projetam seus sonhos, objetivos e ideias em um futuro desconhecido. Grande parte do seu tempo de planejamento é gasto esclarecendo objetivos que serão realizados ao longo dos anos."

3 - Os ricos são mais confiantes

As projeções negativas e rótulos depreciativos colocados sobre os ricos são infinitos. Um dos mais comuns é que os ricos são arrogantes, pois pensam que são melhores que os outros.

Mas, na verdade, segundo o autor, as pessoas bem-sucedidas são confiantes porque elas repetidamente apostam em si mesmas e raramente se decepcionam. Mesmo quando elas falham, ainda confiam em sua capacidade de aprender com os próprios erros e voltam a tentar ainda mais fortalecidos. "Isso não é arrogância, mas sim autoconfiança em sua melhor forma."

4 - Os ricos acreditam que dinheiro significa liberdade

Entre os principais erros financeiros cometidos pelo público em geral é o pensamento que enriquecer aumentará pontencialmente seu estilo de vida, isso é, "esbanjar". Mas, para os ricos, enquanto o dinheiro certamente traz status, ele é adquirido principalmente para o propósito de alcançar a liberdade pessoal.

"É impossível ser verdadeiramente livre sem ser rico. A classe média é controlada pelo emprego, governo e outras entidades com recursos superiores que ditam o que eles podem e não podem fazer", disse Siebold. "As pessoas ricas, por sua vez, podem dar ao luxo de lutar contra a opressão. Elas têm dinheiro para viajar, se engajar em projetos que não dão retorno financeiro, se dedicar a cursos ou hobbies, entre outros exemplos."

5 - Os ricos monitoram cuidadosamente suas associações

Pessoas da elite acadêmica convivem com outros da elite acadêmica. Esportistas gostam de passar o tempo com outras que estão em forma. Religiosos têm amigos que compartilham da mesma fé. E as pessoas ricas gostam de se associar às pessoas também ricas.

Semelhante atrai semelhante. Pessoas bem-sucedidas geralmente concordam que os pensamentos são contagiosos e que, portanto, conviver com pessoas de sucesso irá expandir seu pensamento e aumentar seus rendimentos. "Se cercando de pessoas bem-sucedidas fará de você também bem-sucedido com o tempo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário