12/10/2014

Pacientes relatam experiências que viveram no período declarados clinicamente mortos.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra, revelou que a consciência humana pode continuar mesmo após seu cérebro morrer. A pesquisa é a maior já feita na área e foi realizada com 2.060 vítimas de ataques cardíacos. Cerca de 40% dos pacientes sobreviventes contaram que estiveram conscientes no período em que foram declarados clinicamente mortos, antes de serem ressuscitados pelos médicos.

"Não há um momento da morte; ela começa quando seu coração para, e continua por um tempo", diz o Dr. Sam Parnia, que liderou o estudo, ao Daily Telegraph. Alguns pacientes relatam que chegam a ouvir o barulho das máquinas usadas pelos médicos e suas conversas na sala de cirurgia.

"Nós sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração para de bater. Mas nesse caso, a consciência parece ter continuado por até três minutos enquanto o coração não batia, apesar de o cérebro tipicamente desligar após um período de 20 a 30 segundos depois de o coração parar", diz Parnia, referindo-se à experiência de um homem de 57 anos.

Entre os pacientes sobreviventes, houve relatos de "luzes brilhantes" e "mudanças na percepção do tempo". Dos 2.060 examinados, 330 sobreviveram e 140 reportaram consciência durante a ressuscitação. Um em cada cinco pacientes descreveu ter sentido paz e outros relataram como se estivessem se afogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário