12/10/2014

Masmorra que aprisionou Conde Drácula é desenterrada em castelo na Turquia.

Foi em uma cela no castelo de Tokat, localizado na região centro-norte da Turquia, que o jovem Drácula ficou encarcerado por cinco anos, até 1447. Na ocasião, ele nutria um ódio profundo contra os otomanos, sentimento que no futuro lhe renderia o título macabro de "o Empalador".

Arqueólogos turcos afirmam ter conseguido escavar as celas durante obras de restauração na fortaleza. Depois de libertado, Vlad III conseguiu chegar ao trono em 1456, quando teve início seu reinado de horror e barbárie. Seus inimigos eram estripados, decapitados, esfolados e até fervidos vivos.

Já em guerra aberta contra os turcos, em 1462 Vlad III levou a cabo o que lhe renderia o seu título eternizado: ele ordenou que 20 mil otomanos derrotados em uma batalha fossem empalados em frente à cidade romena de Targoviste. Horrorizado, o sultão Mehmed II bateu em retirada com suas tropas para Constantinopla, então capital do império. Naquele mesmo ano, Drácula seria preso novamente, desta vez na própria Romênia e por mais de dez anos.

"O castelo é completamente cercado por túneis secretos, é muito misterioso", disse Cetin a respeito da construção de Tokat. A "estada" no local parece ter perturbado profundamente Vlad, o Empalador: depois de sua morte em 1476, a lenda em torno da figura do monarca foi crescendo e se consolidando. Diziam que ele jantava os corpos empalados de suas vítimas e ainda mergulhava pedaços de pão no sangue delas e comia.

Se são verdadeiras ou não, ninguém sabe, mas as histórias inspiraram o escritor irlandês Bram Stocker a criar em 1897 o personagem Conde Drácula, que talvez tenha se consagrado como o mais clássico livro de terror de todos os tempos. E o retrato dele encontrado é este aqui abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário