16/10/2014

Golpe usando falso boleto do Sem Parar.

Um novo golpe de engenharia social online foi detectado e está sendo divulgado pela AVG. Agora, trata-se de um falso boleto do serviço Sem Parar, que permite a liberação automática de cancelas em pedágios ou estacionamentos. Brincando com o psicológico de usuários incautos, a nova ameaça fala sobre uma suposta multa, registrada após a passagem por um posto do tipo com uma velocidade superior a mais de 40 km/h.
O funcionamento do golpe é basicamente o mesmo de muitos outros ataques do tipo. O vírus, identificado pelos especialistas como Win32/delf, se instala quando o usuário, na inocência, clica no link contido em um e-mail e baixa o boleto para pagamento. Assim, ele é infectado e passa a estar sujeito a roubo de dados, redirecionamento de tráfego de internet e diversas outras atividades escusas praticadas pelos hackers após ataques desse tipo.
Como explica Leandro Mantovam, CEO da AVG no Brasil, esse tipo de golpe, apesar de comum e amplamente reconhecido, ainda funciona simplesmente por trabalhar com a engenharia social de forma eficaz. "Uma pessoa com o temor de ter seu nome sujo na praça é uma vítima fácil e propensa a clicar no link e baixar o vírus", disse ele. Esse caso é particularmente verdade quando se trata de uma empresa reconhecida no mercado e, acima de tudo, com o comportamento arrojado dos hackers, capazes de criar designs críveis para suas comunicações.
A recomendação é a mesma de sempre: não clique. Sempre desconfie de e-mails com cobranças ou solicitações desse tipo pelo simples fato de que é incomum que esse tipo de coisa seja feita por e-mail. Além disso, evite baixar arquivos anexados a não ser que eles venham de fontes realmente confiáveis e desconfie de ofertas mirabolantes ou cobranças graves sendo feitas pela internet.
Além disso, é importante ter sempre um antivírus instalado e um firewall ativo. Mantenha todos os softwares de segurança, bem como o sistema operacional, atualizados e funcionais.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário