29/10/2014

Revelada a verdade sobre o faraó Tutancâmon.

EGYPT-ARCHAEOLOGY-MUSEUM

Tutancâmon sofria de doenças genéticas graves, muito provavelmente por conta da endogamia e incesto, de acordo com um documentário sobre o lendário faraó lançado ontem no canal britânico BBC. Acreditava-se que o rei egípcio, que governou de 1332 aC a 1323 aC, tenha morrido aos 19 anos de idade após complicações médicas decorrentes de uma fratura na perna em um acidente numa carruagem, durante uma corrida.

No entanto, uma "autópsia virtual" realizada recentemente em seus restos mortais revelou que ele tinha um pé torto que o impossibilitaria completamente de montar e dirigir uma carruagem, de acordo com o jornal The Independent. Isso significa que o jovem faraó teria nascido já doente e/ou com deformações.

"Foi importante olhar para a sua capacidade de montar em uma carruagem e concluímos que não seria possível para ele, especialmente com o pé completamente entortado e o fato de que ele usava uma bengala", disse o professor e museólogo Albert Zink. No entanto, Zink deixou claro que muita pesquisa ainda tem que ser feita.

"Tutankhamun And The Golden Age Of The Pharaohs" Exhibit Opening

A análise genética realizada simultaneamente na família de Tutancâmon também revelou que seus pais eram, muito provavelmente, irmão e irmã, resultando em deficiências genéticas que, diz Zink, podem tê-lo enfraquecido e contribuíram para a sua morte. Havia também 130 bengalas descobertas em sua tumba, que servem como provas históricas de que Tutancâmon precisou delas por muito tempo.

A nova pesquisa é parte de um documentário da BBC, que foi ao ar no dia 26 de outubro. A partir dela e do escaneamento dos restos mortais do jovem rei egípcio, os pesquisadores foram capazes de recriar a imagem dele abaixo:

king_tut

Sim, o jovem faraó que impressionou arqueólogos e todo o mundo em seguida, com sua magnífica tumba e seu esplendoroso sarcófago com máscara dourada, não era impressionantemente belo em pessoa. Com quadris femininos, o pé esquerdo torto, rosto com traços pouco harmonizados e dependendo da ajuda de bengalas, Tutancâmon era um jovem faraó nada bem apessoado.

No Antigo Egito, era comum – e socialmente aceito – que irmãos se casassem, já que não havia ainda o entendimento científico dos males que isso pode causar. O próprio Tutancâmon casou com sua irmã quando tinha apenas 9 anos.

Portanto, foi por água abaixo a hipótese de que o Faraó havia quebrado o tornozelo ao sofrer um acidente em uma corrida. Tudo aponta que o incesto foi o grande responsável pela vida sofrida e pela morte precoce do faraó que mais intrigou o mundo no século passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário