20/10/2014

Sem medo da calça jeans depois dos 40 (50, 60...): Gloria Kalil mostra como usar a peça mais democrática de todas.



A calça jeans pode entrar no guarda-roupa das mulheres acima dos 40? Sem dúvida!

"Mulheres mais velhas podem usar jeans tranquilamente, desde que em ocasiões informais. Na medida que a coisa vai se tornando um pouco mais formal, não é mais o caso de usar porque ela não está a fim de chocar ou fazer graça com a ideia de desafio e nem chamar atenção", explica Gloria Kalil. 

40 ANOS: LETÍCIA SPILLER (41), MALU MADER (48) E ANA FURTADO (40)

  

O principal pensamento na hora de escolher seu jeans é ter consciência de que ele é o aliado das horas de lazer. "

40 ANOS: IVETE SANGALO (42), CAROLINA FERRAZ (46) E FLÁVIA ALESSANDRA (40)

  

É bom apostar no certeiro e evitar modelagens largas e lavagens e recortes exagerados. "As mais ajustadinhas, sem grandes lavagens, furos ou oversized, são a melhor pedida. É um uso de uma calça cômoda e mesmo as famosas vão por este código. Notamos que o uso é sempre informal, nenhuma delas vai a um tapete vermelho vestindo jeans".

50 ANOS: LUIZA BRUNET (52), MAITÊ PROENÇA (56) E CLAUDIA OHANA (52)

  

"Não é roupa para casamento ou jantar fora, em uma ocasião mais séria e formal. Jeans é informal e o código é  este".

50 ANOS: MADONNA (56), SHARON STONE (56) E KIM CATTRALL (58)

  

Os exemplos confirmam que a informalidade é o que marca as escolhas nesta faixa. "O uso do jeans na questão da idade vai diminuindo à medida que a formalidade aumenta. Quando o evento passou de um cinema para um jantar, um teatro, um jantar fora com as amigas ou uma festa, não cabe mais".

60 ANOS: ANGELA VIEIRA (62), JESSICA LANGE (65) E SALLY FIELD (67)

  

Conforto e descontração são o que marca as peças que ficam para os momentos de lazer. "O uso do jeans está iconicamente ligado à ideia de juventude e trangressão. Evidentemente quanto mais detonado, rasgado, é mais próprio de um uso mais jovem, mais desafiador. Uma mulher dessa idade com um jeans não está querendo desafiar o mundo, ela quer uma roupa cômoda. Para as com mais idade, o jeans fica mais restrito a situações informais. Serve para a manhã, para passar o dia, ir ao supermercado, ao cinema nos fins de semana, tudo bem".


Gloria Kalil  é jornalista, empresária e consultora de moda brasileira. (71 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário