05/01/2015

Conheça o teste físico que indica o risco de você morrer nos próximos 6 anos.


O que você faria se soubesse que não lhe restam mais que seis anos de vida? Você mudaria sua vida? Talvez não seja tão difícil se certificar disso: a medicina procura dar respostas sólidas em relação à expectativa de vida com cada vez mais ferramentas.
Cientistas da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, desenvolveram o Sitting-Rising Test (SRT), um exame físico simples, que permite medir as probabilidades de a pessoa testada morrer nos próximos seis anos. O SRT consiste em sentar no chão e se levantar sem usar os braços nem os cotovelos. O desafio começa com 10 pontos e, a cada vez que se utiliza uma ajuda adicional para realizar a ação de se sentar e de se ajeitar, subtrai-se um ponto, ou meio, caso o equilíbrio seja perdido. Se, ao final do teste, o resultado obtido estiver entre 3.5 e 7.5 pontos, a pessoa em questão tem o dobro de chances de morrer dentro dos próximos seis anos em relação aos que tiveram um resultado entre 8 e 10 pontos. As pessoas cuja marca está entre 0 e 3 pontos têm cinco vezes mais chances de morrer nos próximos seis anos que aquelas que atingiram a pontuação ideal.
Esse exame, testado em mais de 2 mil adultos e criado pelo doutor Claudio Gil Araújo, tem o objetivo de medir a flexibilidade dos atletas. Mas, depois, seu próprio criador descobriu que poderia transformá-lo em um teste de sobrevivência muito efetivo, para alertar aos pacientes sobre o estado de deterioração de seu corpo. Sem precisar de uma bola de cristal nem recorrer a videntes e cartomantes, qualquer um pode fazer este teste em sua casa e verificar quanto tempo de vida tem pela frente.
Assista abaixo o vídeo e veja como é o teste (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário