29/01/2015

É louco por séries? Então deve ler este artigo!

É louco por séries? Então deve ler este artigo!

A forma de ver séries começou a mudar quando, há dois anos, House of Cards estreava no Netflix, o inovador serviço de televisão distribuído online e por assinatura. A história de Frank Underwood, o congressista democrata que chegou a presidente dos EUA sem eleições, foi a primeira a ser produzida, em exclusivo, para a internet. Uma das mais-valias deste serviço é conseguir ver de uma só vez todos os episódios de uma série. Entretanto, começou já a contagem decrescente para a estreia da terceira temporada da série, a 27 de fevereiro.

Depois do Netflix, foi a vez da Amazon enveredar pela produção própria de ficção televisiva. Começou em 2014 com Transparent (emitida em Portugal no TVSeries), que venceu o Globo de Ouro para melhor série de comédia. A loja online voltou a surpreender com a contratação de Woody Allen para escrever e realizar a sua primeira série de televisão, com episódios de meia hora, previstos para 2016. "Não tenho ideia e não tenho a certeza por onde começar. O meu palpite é que Roy Price [vice-presidente da Amazon Studios] se vai arrepender", disse o cineasta nova-iorquino, 79 anos, à Associated Press.

Em breve, a HBO, com vasta experiência na produção de séries, quer entrar na internet com o HBO Go - quem sabe se o regresso de Sarah Jessica Parker, em Divorce, não acontecerá em streaming?

 

 
'Twin Peaks', 25 anos depois

A incursão de realizadores sonantes de Hollywood na televisão remonta a 1990 com David Lynch a assinar Twin Peaks, da qual bastaram duas temporadas para marcar uma geração. Alegrem-se os fãs mais nostálgicos, pois está confirmado o regresso em 2016 do agente Dale Cooper, personagem interpretada por Kyle MacLachlan, para a comemoração do 25.º aniversário da série. Outros grandes realizadores, como Steven Spielberg (desde Irmãos de Armas, em 2001, até The Whispers, que vem aí), Steven Soderbergh (The Knick) ou Oliver Stone (The Untold History of the United States), seguiram as pisadas de David Lynch. O que os levará a optarem por trabalhar noutros canais de distribuição? Talvez a forte pressão a que no cinema estão sujeitos para alcançarem grandes lucros logo no fim de semana de estreia dos filmes, associada aos fenómenos de pirataria e a uma eventual falta de criatividade...

Atualmente, 22 filmes estão a ser adaptados a séries televisivas, à semelhança do que aconteceu com Fargo. Veremos, segundo a revista Time, Relatório Minoritário, Big, Hitch ou Shutter Island, entre outros.

Para 2015, além dos almejados regressos de Mad Men, a 5 de abril (os últimos sete episódios da sétima temporada ainda não passaram nem na RTP2 nem no FOX), de Guerra dos Tronos, a 12 de abril, e de True Detective, só no verão, com outros protagonistas, há novas séries que prometem deixar-nos presos ao ecrã.

 

 
Westworld

A adaptação do filme de 1973 baseado na obra de Michael Crichton conta com uma ficha técnica de luxo: desde a produção executiva de J.J. Abrams (Lost) à realização de Jonathan Nolan (argumentista de Interstellar, Cavaleiro das Trevas e Memento), passando pelas interpretações de Anthony Hopkins e Ed Harris. Em parceria com Lisa Joy, Jonathan Nolan escreveu o argumento deste projeto da HBO, que trata do despertar da consciência artificial, com robôs-cowboys a ganharem consciência.

 

 
The Whispers

Quando os amigos imaginários das crianças são afinal verdadeiros, está iminente uma invasão alienígena na Terra. Muito suspense na nova produção de Steven Spielberg, inspirada numa das 18 curtas de ficção científica do livro The Ilustrated Man, de Ray Bradbury. Destaque para as atrizes principais Lily Rabe (American Horror Story) e Kylie Rogers, que, com apenas 10 anos, recebeu mais de 17 mil euros pela gravação do episódio-piloto e pelos primeiros 21 dias de trabalho. Ainda sem data de estreia no canal ABC, em Portugal a série fará parte da grelha do TVSeries.

 

 
American Crime Story

A versão criminal de American Horror Story é baseada numa história verídica - o julgamento de OJ Simpson, acusado de matar a ex-mulher e um amigo em 1994. O novo projeto de Ryan Murphy conta com Cuba Gooding Jr. no papel principal e marca o regresso de John Travolta à televisão. Aos 60 anos, a estrela de Hollywood vai interpretar o advogado Robert Shapiro, elemento-chave da absolvição do ex-jogador de futebol americano. Os primeiros dez episódios passarão no FOX, ainda sem data prevista de estreia.

 

 
Wayward Pines

Ténues apontamentos sobrenaturais ajudam a perceber o que se passa em Wayward Pines, onde dois agentes federais estão dados como desaparecidos. Matt Dillon é Ethan Burke, funcionário dos serviços secretos que acaba por descobrir os mistérios da região, fazendo também alguns inimigos. Este thriller psicológico, com produção executiva de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido), estreará a 14 de maio no FOX em mais de 125 países, incluindo Portugal, sendo a maior estreia simultânea de sempre de uma série de ficção.

 

 
Unbreakable Kimmy Schmidt

Muito associado à comédia, o nome de Tina Fey surge agora também nos créditos do argumento desta série... de comédia. A protagonista de 30 Rock idealizou a história de Kimmy Schmidt (interpretada por Ellie Kemper, de O Escritório), que recomeça a vida em Nova Iorque depois de escapar a um culto apocalíptico. Primeiramente pensada para a cadeia de televisão americana NBC, estreia no Netflix a 6 de março.

 

 
Empire

O universo do hip hop serve de pretexto a este drama familiar sobre Lucious Lyon, antigo bandido de rua, agora líder de um império musical disputado pelos seus três filhos e a ex-mulher. Com supervisão musical e banda sonora original escrita e produzida por Timbaland, o papel principal coube a Terrence Howard (Crash, Hustle & Flow), secundado por Taraji P. Henson, Naomi Campbell, Courtney Love, Gabourney Sidibe e Cuba Gooding Jr. Um episódio duplo marca a estreia em Portugal a 19 de fevereiro, no Fox Life.

 

 
American Crime

A trama central da nova série da ABC não podia estar mais atualizada, com as mortes de jovens negros a reacenderem recentemente em diversos estados norte-americanos a tensão racial. Na ficção protagonizada por Felicity Huffman (Donas de Casa Desesperadas) está em causa o assassinato, com implicações raciais, de um veterano de guerra, e a vida pessoal de todos os suspeitos do crime, esmiuçada durante o julgamento. Nos EUA, os 11 episódios começam a 5 de março; por cá será a 20 de março, no TVSeries.

 

 
Last Man on Earth

Will Forte (Saturday Night Live, Nebraska) idealizou e protagoniza a história de Phil Miller, o único sobrevivente na Terra, que em 2022, depois de uma catástrofe dizimar a raça humana do planeta, percorre os Estados Unidos, o México e o Canadá à procura de mais sobreviventes. A nova comédia do FOX estreia a 1 de março.

 

 
Better Call Saul

O sucesso planetário de Breaking Bad (Rutura Total em português) fez com que os produtores decidissem criar uma série centrada na vida do advogado Saul Goodman (interpretado pelo ator Bob Odenkirk) antes de ser contratado por Walter White. Mais dramáticos do que cómicos, segundo os autores Vince Gilligan e Peter Gould, os dez primeiros episódios têm estreia marcada para 8 de fevereiro no canal AMC, com a promessa de uma segunda temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário