17/01/2015

No calor de Rocha Miranda, de olho na 'praia' do futuro.


A faixa de mar mais próxima do bairro de Rocha Miranda fica a uma distância de 15km a leste: a Praia de Ramos. Desde que foi anunciada a expansão do Parque Madureira, no entanto, os moradores da região sonham com o dia em que terão praia no próprio bairro, no coração da Zona Norte. Está em andamento a construção de uma área de lazer aquática, que, por contar também com uma faixa de areia, já foi batizada de Praia de Rocha Miranda mesmo antes de ficar pronta. 

De acordo com a prefeitura, a área será entregue à população ainda neste semestre. Com o calor deste verão, quem vive no bairro projeta o futuro, quando terá uma opção de lazer mais refrescante. "Vou morar de frente pra praia", disse o mototaxista Wellington de Almeida, de 35 anos, que da laje da sua casa terá uma vista privilegiada da nova atração pública. Além da paisagem mais bonita, ele acredita que a melhoria vai tornar a região mais agradável. 

Aqui, o morador fica dentro de casa. Agora vamos ter uma área perto em que poderemos nos divertir, principalmente as crianças. Meus amigos vão querer fazer churrasco na minha laje todo final de semana para aproveitar a Praia de Rocha Miranda", brincou. Wellington espera ter mais uma opção para se divertir com seu filho, um menino de 5 anos. 

As amigas Ana Caroline Guimarães, de 16 anos, e Letícia Moraes, de 18, também contam os dias para a inauguração da área de lazer. Elas dizem que para curtir o verão se acostumaram a enfrentar muitas horas em ônibus até chegar às praias da Zona Sul ou à Barra. Para elas, a alegria do próximo verão será se divertir no quintal de casa. 

"Vamos poder aproveitar o tempo que gastamos no ônibus, geralmente cheio. Vai ser mais fácil e prático aproveitar o sol aqui", contou Ana Caroline. Letícia fez questão de lembrar a polêmica criada pela jornalista Hildegard Angel, que no início da semana sugeriu a diminuição de linhas de ônibus que ligam a Zona Norte à Sul, com o objetivo de esvaziar as praias. "Com uma área de lazer aqui não vamos precisar ir lá toda hora. As pessoas preconceituosas acabam perdendo, ficarão sem nossa alegria". 

Imagem mostra como deve ficar a extensão do Parque de Madureira 
após a obra, orçada em R$ 278 milhões. A 'praia' é a grande atração

A expectativa não é só pra quem mora na região, mas também para quem trabalha ali. Jorge Roberto Santos, de 35 anos, é dono de um bar próximo da futura "praia" há 8 anos, e espera faturar bastante com os banhistas. O objetivo dele não é apenas ganhar mais dinheiro. Jorge espera conseguir se divertir também. 

"Quem vive do comércio trabalha muito e quase não tem tempo para outras coisas. Já que a praia vai ser aqui perto, espero conseguir um tempo e tomar um banho também", contou. Até que a estação do calor termine, com seus recordes de temperatura alta, a única saída dos moradores de Rocha Miranda para chegar à praia é encarar uma viagem de vários quilômetros. No próximo verão, esperam, tudo será diferente.

Um oásis com água, areia e coqueiros 

Segundo a Secretaria municipal de Obras (SMO), a Praia de Rocha Miranda está incluída nos 700 metros da expansão do Parque Madureira que serão entregues à população ainda no primeiro semestre deste ano. Apesar de estar sendo chamada de praia, a água que banhará os visitantes será doce. A área será ligada a uma faixa de areia de 500m², com coqueiros e palmeiras. O espaço terá uma lâmina de água com 10 cm e três cascatas que, juntas, somam 120 metros de queda d'água.

As obras da extensão do parque , em Rocha Miranda, deverão ficar 
prontas ainda neste semestre

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, contou que a área escolhida para a construção era 98% urbanizada, sem áreas verdes. A expansão do Parque de Madureira, que abrangerá oito bairros num raio de 4,5 km de extensão, terá mais de 1.900 árvores. "No Parque Madureira já conseguimos abaixar em 3º C a temperatura", disse o secretário. 

Segundo a SMO, toda a expansão do Parque Madureira será entregue em 2016, e o custo total da obra é de R$ 278 milhões. Outros dois bairros também receberão um projeto semelhante, com cascatas artificiais: Honório Gurgel e Guadalupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário