24/01/2015

Raio-X permite ler rolos de papiro queimados em erupção do Vesúvio, há 2 mil anos.



Ruínas da Villa Dei Papiri, na cidade antiga de Herculano, na Itália.

Os segredos escondidos em rolos de papiro antigos que foram queimados durante a erupção do vulcão Vesúvio, localizado em Nápoles, na Itália, há mais de dois mil anos, estão prestes a serem revelados.

Pesquisadores recorreram a um procedimento com um raio-x de alta potência para ler as primeiras palavras de dois pergaminhos romanos que estavam na única biblioteca sobrevivente da Antiguidade. Os rolos de papiro estão entre centenas que foram encontrados em 1754. Os documentos estavam em uma pequena sala de uma mansão em Herculano, cidade romana que foi destruída junto com Pompeia quando o vulcão entrou em erupção em 79.

A casa e a vila onde os papiros foram encontrados são apontadas como de propriedade de um estadista romano rico. Uma das possibilidades levantadas é de que seria de Calpurnius Piso Caesonius, sogro de Júlio César.

Os pesquisadores afirmam que as folhas devem possuir cerca de 15 metros e estavam fortemente enroladas da direita para a esquerda. Desta forma, a leitura seria da esquerda para a direita.

Os cientistas do Conselho Nacional de Pesquisa em Nápoles descobriram que podiam ler alguns dos trechos dos pergaminhos sem abri-los através do raio-x. Utilizando um procedimento chamado de raio-x de tomografia com contraste, os pesquisadores poderiam identificar a tinta preta no papiro, devido a diferença entre os dois materiais, e reproduzi-los no raio-x.

Letras do alfabeto grego e várias palavras distintas foram descobertas no documentos. Atualmente, os pergaminhos pertencem ao Instituto da França. Anteriormente, os documentos teriam sido dados a Napoleão Bonaparte, em 1802, como presente.

Ainda só foram identificadas duas expressões no papiro. Em uma linha, os pesquisadores observaram letras maiúsculas gregas que formariam a palavra "cairia". Já na linha seguinte, eles encontraram o que seria a palavra "diria".

Outras palavras incompletas também foram achada como "negar" e "para" e letras que se assemelham em nosso alfabeto a letra "a".

As dificuldades, segundo o grupo de pesquisadores, podem ser atenuadas se utilizado um equipamento de raio-x com maior potência do que o usado atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário