12/08/2015

Tomar banho todos os dias não é prática comum em alguns países



Nesse período de seca, uma pesquisa revela a relação do brasileiro com o banho. Ninguém no mundo toma tanto banho quanto os brasileiros. Tem que ficar atento para esse hábito saudável de higiene não virar desperdício.

O brasileiro vai para baixo do chuveiro até três vezes por dia. E nada de 'banho de gato' com aquela esponjinha ou então na banheira. O negócio é a ducha mesmo. Os colombianos, mexicanos e australianos também tomam muito banho, mas tem gente que anda fazendo diferente.

Os franceses, norte americanos e espanhóis tomam um banho por dia.  Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também. Quem fica na lanterninha são os chineses: mais de 40% tomam banho uma vez por semana. 

É claro que não dá para generalizar. O levantamento é de uma consultoria britânica, mas cada um tem uma experiência diferente.

Para o dermatologista Jayme de Oliveira Filho, mais do que um banho por dia pode prejudicar a nossa pele. "Passar mais sabonete onde é necessário, regiões axilares e genitais e sabonetes que tenham PH mais leves: infantis, líquidos. Banhos rápidos, não muito quentes porque a temperatura também acaba tirando a proteção natural da pele".

Não vai ser fácil convencer todo mundo a mudar os hábitos.  "Vou continuar tomando os meus dois banhos por dia, depois passando um creminho hidratante", fala aposentada Maria Helena de Souza.

A pesquisa também revelou que quase 80% lavam as mãos com sabonete e que 70% lavam o rosto pelo menos uma vez por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário