22/06/2014

Mas afinal, por que os uniformes dos jogadores estão tão justos nesta Copa do Mundo?

Você pode até não ligar muito para futebol, mas é impossível não reparar que as camisas dos jogadores da Copa do Mundo 2014 estão mais justas e vem fazendo sucesso .



Entre as seleções que estão com a silhueta mais agarradinha, o destaque fica para as patrocinadas pela Puma. Itália, Camarões, Argélia, Uruguai, Chile, Costa do Marfim, Gana e Suíça já ganharam as medalhas de ouro no quesito "músculos à mostra". Mas o motivo das versões fit criadas pelas marcas que desenvolvem os uniformes (Adidas e Nike completam a lista) passa longe de revelar os volumes dos jogadores - são os tecidos tecnológicos, que garantem melhor desempenho dos atletas em campo. 

Para a Puma, o look é resultado de uma tecnologia que impulsiona o movimento do jogador e (até) faz micromassagens no corpo. "Nós criamos um produto com compressão e adaptação à pele do atleta, combinando sua aplicação a um produto de performance de forma inovadora", comenta Sebastien Thiney, Chefe de PLM Teamsport Apparel da marca alemã.

Outra boa função da camisa justinha é que é mais difícil puxá-la durante o jogo. "A Puma iniciou uma pesquisa em 2011, antes de lançar este modelo da Copa, e todos os jogadores que testaram o modelo exaltavam essa qualidade. ", explica João Diago, responsável pela área de futebol da Puma.

Já a Nike, responsável pelo uniforme da seleção brasileira e mais nove países, fez um superestudo do corpo de cada jogador para identificar as regiões com maior nível de tensão durante os jogos. Assim, a marca desenvolveu peças com mais resistência e elasticidade em áreas como peito e ombros. A Adidas, responsável pelos uniformes da Espanha, Alemanha, Colômbia, Rússia, Japão e México, não fez modelos tão agarrados e se preocupou com com a gramatura do tecido - sendo o mais leve de todos já criados pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário