23/07/2014

Escritor Ariano Suassuna morre aos 87 anos.



O escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Real Hospital Português no Recife, Pernambuco. Suassuna sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital na noite de segunda-feira (21). O escritor já havia sido internado duas vezes no ano passado, quando sofreu um aneurisma cerebral.

Academia Brasileira de Letras declara luto oficial pela morte.
A morte de Ariano Suassuna, vítima de acidente vascular cerebral nesta quarta-feira, 23, foi lamentada em nota pelo presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda Cavalcanti. No início da noite, após a divulgação do falecimento, o diretor da ABL determinou luto oficial de três dias na instituição. "À multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda", declarou. A bandeira da entidade fica a meio mastro em honra ao ocupante da cadeira 32, que integrava a academia desde 1990.

No texto em que aborda a memória de Suassuna, Geraldo Holanda recorda-se ainda das perdas recentes de membros da ABL — Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro, ambos falecidos na última semana. "No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte", observou o presidente. Em nome da organização de autores, Cavalcanti ressaltou  que "Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário